Porque Motivo uma Boa Infografia é Muito Mais do que Imagens e Números?
Muitos dos erros cometidos na construção de infografias advém da ideia pré-concebida de que estas são unicamente criadas através da relação entre desenhos/imagens e números/informação. Contudo, apesar de este poder ser o princípio base para a construção de uma composção deste tipo, há que ter em consideração muitos outros pontos de extrema importância.
Deste modo, o segredo encontra-se no nome. Infografia. Um gráfico (ou grafismos) que transmitem informações. Contudo, ainda que possamos ler/visualizar facilmente um conteúdo destes, há que ter em conta que todo um processo longo, demorado e difícil foi levado a cabo por parte dos seus criadores.
Uma boa infografia transmite e impregna no seu público o mesmo tipo de conhecimento, de sentimentos que um artículo impresso transmite. Assim, colocar um determinado número/letra numa tipografia de elevada escala, juntamente a uma imagem, não torna toda a composição numa infografia - não numa boa infografia, pelo menos.
Posto isto, se se pretende realmente proceder à criação de uma boa infografia, deverá-se ter em atençãoa parte visual do jornalismo: como apresentar a informação de uma forma interessante e apelativa?, como apresentar a informação através de uma infografia como se de um artículo se tratasse?
Deste modo, existem alguns princípios-base a ter em conta antes da criação de qualquer infografia; princípios esses que poderão, inclusive, auxiliar na construção da composição.
Um Ângulo Claro
Se for quase impossível resumir o projeto numa só frase, será melhor repensar no que se pretende. Por outro lado, se temos definidos os parâmetros a avaliar/abordar, a construção da infografia demonstrará ser mais fácil, uma vez que, se tal não acontecer, iremos colocar informação desnecessária e aleatória que apenas ocupará espaço e retirará clareza à informação. Deste modo, requer-se algum planeamento antecipado, aquando da projeção inicial da composição.
Uma vez vez planeado, seguir-se-á para a frente com o projeto.
Um excelente exemplo de uma infografia clara e sem grandes "adereços" apresenta-se no Gates Notes, o blog de Bill Gates. Esta composição, intitulada «World's Deadliest Animals», demonstra que os mosquitos matam muitas mais pessoas do que tubarões - informação que poderá ser claramente comprovada pela enorme mancha vermelha onde está enquadrado o inseto.
Dados Fidedignos
De modo a informar corretamente o público, as boas infografias apresentam dados oficiais e fidedignos de uma forma sucinta e clara, de modo a que os factos não sejam distorcidos. Deste modo, nunca se deverão sacrificar a veracidade destes dados de modo a que exista um melhor enquadramento visual no que diz respeito a toda a composição.
Extensão
O público não pretende ler um artigo inteiro numa infografia, mas sim percepcionar de forma clara e descomplexada a informação que se pretende transmitir. Um excelente exemplo infográfico que zela por este princípio é o que apresento a seguir. Intitulado «The Science Behind the Most Popular Infographics», e produzido por Siege Media, esta composição oferece dados importantes acerca das 1000 infografias mais partilhadas nas redes sociais no último ano.
Sentido
Não "atirar", simplesmente, informação ao leitor; o objetivo é criar um caminho, uma linha de pensamento para este. Assim, é um imperativo conhecer o público-alvo para o qual estamos a criar a infografia. Conhecer a audiência, o ângulo, e percorrer todas as etapas que for necessário percorrer para obter a composição mais adequada
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