Videoclip de Música com Elementos e Técnicas de Comunicação Visual - Uma Análise
Fazendo shuffle de músicas e seus respetivos videoclips no youtube, hoje apercebi-me de quão presentes estão os elementos visuais e estratégias/técnicas de comunicação visual na nossa vida. Isto em vídeos que já tinha visto várias vezes e que achei particularmente apelativos a nível visual, de design e de técnica.
O que mais me chamou à atenção foi o videoclip do cantor britânico Zayn Malik, com o hit Pillowtalk. De início, é-nos observável linhas em movimento - e este é um aspeto bastante interessante no vídeo, pois este elemento, mesmo que não o pareça, está em constante mudança e movimento: não é estática. Toda ela é dinâmica e contrastante com o background onde é aplicada. Aqui, associa-se também o facto da linha produzir efeitos visuais delimitadores (como no caso da figura à esquerda, onde podemos percecionar uma figura feminina, sem existir uma imagem real da mesma: a direção, a grossura, o dinamismo, profundidade criam toda uma definição que traduzimos como sendo uma imagem humana) e textura.

Este elemento também produz forma, como ilustrado no triângulo invertido da primeira imagem. Neste caso, para além do delimitar, é o componente do seu preenchimento, retomando a ideia de textura anteriormente referida. Claro que à linha se associam outro elementos que se tornam indispensáveis para uma melhor e mais qualificada comunicação visual - mas lá iremos, tratando-os apenas em casos mais explícitos. Neste caso, o contraste de cores funciona bastante bem e auxilia, sem sombra de dúvidas, a linha como elemento figurativo no vídeo: o contraste entre cores fortemente visuais e apelativas como o branco e rosa que contrasta com o negro preto. Todos os elementos se associam, todos se completam, e neste caso não há exceção.
Assim, de seguida, vem a cor. A cor associada à textura, à tonalidade. A distorção da imagem é uma manipulação bastante utilizada ao longo do vídeo. Efeitos a preto e branco com bastante aplicação de contraste (que dão bastante textura), a edição da imagem para que esta fique apenas com uma tonalidade, para que esta fique com uma configuração quase em 3D (quando percionamos a imagem de alguém/algum objeto na sua tonalidade original, em verde e em vermelho), são tudo trabalho de edição minuciosamente programada. A cor associa-se a muitos dos elementos de comunicação para os tornar mais expressivos e lhes dar mais destaque. Esta, cria textura, movimento, dinamismo e toda uma panóplia de sentimentos, efeitos e emoções em nós. É, maior parte das vezes, o elemento responsável e essencial à perceção e ao impacto visual que o videoclip tem sobre nós.
Esta imagem, por exemplo, associa-se bastante a efeitos psicadélicos - uma arte contemporânea que tem vindo a ganhar mais destaque e terreno (por exemplo, no Centro Português de Fotografia, no Porto, já se realizou uma exposição inteiramente dedicada a este tipo de arte). A posição e sobreposição de três mesmas imagens com tonalidades diferentes transmite ideia de movimento, de pregnância, de dimensão, de instabilidade. Assim, muitas técnicas visuais são aqui utilizadas de forma a compactar e a criar o efeito desejado, destacando-se mais as anteriormente referidas. É um modo de arte impregnada de contemporaneidade, uma vez que vivemos cada vez mais na época da tecnologia, da máquina digital avançada e superior ao próprio homem que a criou. O efeito em específico levou-me a considerar a sua utilização no meu projeto - no design da capa alusiva ao single escolhido -, sendo que, para isso, terei ainda de realizar testes e criar diversas versões para continuar ou desistir da ideia.
Por fim, a utilização da mesma tonalidade para uma cena ou para uma imagem também é uma das estratégias visuais - atreveria-me a dizer que teve influência no movimento artístico do pop art devido ao uso de cores intensas, fluorescentes, brilhantes e vibrantes. Indo muito ao encontro do efeito tridimensional anteriormente referido, esta manipulação da imagem tem sido cada vez mais utilizada para a edição de vídeos e para a criação de fotografias inseridas na cultura pop.

O video também é caracterizado pelo efeito de caleidoscópio que utiliza. O caleidoscópio é um aparelho ótico formado por um pequeno tubo de cartão ou de metal com vários fragmentos de vidro colorido, que, através do reflexo da luz exterior em pequenos espelhos inclinados, apresentam a cada movimento combinações variadas, interessantes e agradáveis de efeito visual. Visualizam-se, assim, diferentes figuras coloridas em imagens multiplicadas que se formam em arranjos simétricos. Estes aparelhos podem ser dispostos em diferentes ângulo: a 45º, cada um dos três espelhos formava oito imagens duplicadas; a 60º, formava seis imagens; e a 90º, formava quatro imagens. Associado à simetria, à repetição de imagens, à estabilidade, sequencialidade, justaposição, este efeito bastante simples e básico e ao mesmo tempo tão complexo a nível visual, tem por base a utilização da mesma imagens repetidas vezes em diferentes ângulos e posições. Este efeito que nos transmite uma sensação de equilíbrio, assim, utiliza a simetria como técnica de comunicação visual. Deste modo, cada unidade (neste caso a figura de Zayn) situada de um lado de uma linha central é rigorosamente repetida do outro lado. Embutida nesta técnica, encontram-se as noções de lógica e simplicidade absolutas. Ainda é de referir o elo de ligação entre a simetria, a imagem e a própria linha em termos de criação de formas. Esta última, por seu turno, é também um dos elementos que merece destaque pelo seu efeito enquanto "vítima" da técnica aplicada, criando formas, padrões, e combinações variadas e agradáveis a nível visual.
Por outro lado, temos a semi-distorção da imagem. Este efeito, que se relaciona com o arrasto da luz e da cor (como observável na imagem à esquerda) produz também um efeito bastante apelativo no ponto de vista do público, do observador. O "arraste" da imagem, ainda que não por inteiro, prende-se implicitamente à noção de movimento e de direção. É como se se tratasse de um caso em que o elemento se move e lhe são tiradas várias fotografias, sendo estas posteriormente sobrepostas de modo a criar o efeito. Claro que sabemos que tal não ocorre assim com técnicas tão rudimentares, mas a sensação que transmite é mesmo essa. Assim, este é mais um dos efeitos que considerei incluir na realização do projeto, sendo ele também, posteriormente, alvo de testes.
Sem comentários:
Enviar um comentário