A Tipografia em Infografias
É habitual que a tipografia seja sobrestimada pelo designer gráfico quando, na realidade, ela poderá ser a chave que ditará o sucesso ou o fracasso do projeto que irá realizar.
Normalmente, acabamos por nos centrar noutro aspetos como a estética do desenho, a seleção de cores, a composição e distribuição dos elementos, a funcionalidade, etc. Contudo, acabamos por não dar tanta importância à seleção tipográfica ou do que esta nos transmite (será isto que pretendemos passar para o público, ou...?).
Destarte, as cinco infografias que apresento de seguida sobre tipografias permitem conhecer um pouco mais sobre a tipografia, a sua expressividade, história e escolha.
A psicologia da fonte
A escolha da fonte é crucial para que consigamos transmitir o nosso carácter. Esta permite-nos ainda transmitir a nossa marca, o nosso trabalho e obter uma resposta por parte do público. Através da fonte poderemos transmitir alguns aspetos da nossa forma de ser, da nossa personalidade, estilo e identidade. Efetivamente, podemos demonstrar ser amigáveis, divertidos, clássicos, sérios, objetivos, elegantes, criativos, expressivos.... A utilização da fonte adequada poderá ajudar-nos a configurar a nossa forma de ser ou estar no mercado, criando a nossa identidade. Na infografia que se segue, poderemos observar alguns aspectos psicológicos onde os diferentes tipos de letra se enquadram.
Personificação Tipográfica
Por vezes entendemos o mundo que nos rodeia quando o personalizamos, quando o pessoalizamos. É sabido desde os tempos que remontam ao Renascimento - sobretudo com o humanismo e o antropocentrismo -, que «o homem é a medida de todas as coisas». Assim, seguindo essa máxima, a tipografia que se segue personifica cada grupo/classificação de tipos e consegue representar bastante bem o seu carácter.
Tabela Periódica Tipográfica
Na seguinte infografia foram agrupadas e ordenadas as fontes por família e/ou classe tipográfica, categoria, símbolo, tipografia, designer e ano da criação. Foram selecionadas as 100 melhores tipografias de toda a história por designer internacionais especializados na área do design. Assim, chegou-se à Tabela Periódica da Tipografia, um paralelismo com a Tabela Periódica dos Elementos Químicos.
Precisamos do tipo porquê e para quê?
Esta talvez seja a tipografia mais original, a mais completa e a que mais nos poderá orientar no que toca à escolha tipográfica para qualquer trabalho. Um diagrama de fluxo que nos leva por diferentes perguntas, opções, idas e vindas que culminarão numa escolha de fontes e/ou tipos.
Sem comentários:
Enviar um comentário