24 de abril de 2016

- 28 -


Explicitação do single Stressed Out, de Twenty One Pilots

Em primeiro lugar, antes de qualquer análise à música proposta, acho que devo explicitar o conceito de Blurryface, o nome do quarto álbum dos Twenty One Pilots que alberga o single Stressed Out

«The album is named after a character the band created called Blurryface. According to [Tyler] Joseph [, the vocalist], he "represents all the things that I as an individual, but also everyone around, are insecure about." Joseph wears black paint on his hands and neck during his live shows and music videos for the album, to represent Blurryface, saying: "Very dramatic, I know, but it helps me get into that character."» (www.wikipedia.org)

Deste modo, Stressed Out alterna entre o ponto de vista de Blurryface (personagem) e entre a intensa nostalgia que Tyler tem em relação à sua infância. Deste modo, torna-se num querer, num desejo de retorno à inocência da infância [um pouco à semelhança do nosso Fernando Pessoa ortónimo], onde não existiam inseguranças nem problemas de dinheiro que agora são mesmo isso - um problema.

O videoclip, onde participam os dois integrantes da banda, reforça esta ideia: Josh e Tyler, para além de se apresentarem a andar de triciclo rua fora, ainda são retratados nos seus quartos de infância - tal  sugere, então, um estado nostálgico e (talvez) um desenvolvimento anormal em termos de idade/psicológico. 

«I wish I found some better sounds no one's ever heard/ I wish I had a better voice that sang some better words/ I wish I found some chords in an order that is new/ I wish I didn't have to rhyme every time I sang»

Tyler demonstra querer liberdade para fazer o que quer, sendo que tal nem é sempre possível. Apesar das limitações, o próprio tenta ser um músico e cantor criativo - quer, desesperadamente, ser melhor pessoa. Praticamente tudo o que havia a fazer em termos de música, já foi feito: cada progressão de acordes já foi tentado e tal poderá ser notado em várias músicas que se equiparam neste ponto. Isto tudo trata-se, então, de uma teoria musical.

«I was told when I get older, all my fears would shrink/ But now I'm insecure, and I care what people think»

Os adultos ensinam às crianças que quando crescerem se tornarão mais confiantes e menos desenfreados. Contudo, à semelhança dos adolescentes, Tyler desenvolveu ansiedade, a qual o afetou tanto psicológica como fisicamente. 

«My name's Blurryface and I care what you think/ My name's Blurryface and I care what you think»
 
A personagem Blurryface é uma manifestação do "lado mau" de Tyler: todas as suas dúvidas, medos e baixa autoestima estão nela concentrados. Desta forma, o vocalista da banda preocupa-se/importa-se bastante com o que as pessoas poderão pensar sobre si (o que irá fazer com que as suas inseguranças aumentem). Denote-se que neste ponto a personagem canta num registo similar ao de Tyler, sendo que tal poderá significar que esta "tomou posse" da personalidade do vocalista e se fundiu com ele.

«Wish we could turn back time to the good old days/ When our momma sang us to sleep but now we're stressed out/ Wish we could turn back time to the good old days/ When our momma sang us to sleep but now we're stressed out/ We're stressed out»

Tyler deseja poder voltar ao tempo em que não existiam problemas ou pressas, quando a sua mãe ainda lhe cantava músicas. A infância parece-nos sempre livre de conflitos; parece ter sido o único momento em que não existiram problemas: quanto mais velhos formos, mais nos confrontamos com problemas. Um aspecto proeminente que é mencionado na música relaciona-se com a obrigatoriedade de termos de ganhar dinheiro de modo a sermos alguém na vida e de modo a alimentarmos a nossa família (o que cria a ideia de uma necessidade, de uma dependência). Contudo, na realidade, há muito mais que dinheiro.

Quanto mais difíceis forem os tempos, mais olhamos para trás e mais desejamos voltar aos tempos em que éramos novos. Tyler sabe que não é o único a sentir-se desta forma e devido a isso diz «we» ao invés de «I». A insegurança retratada nos versos contrasta com a figura da mãe que representa um abrigo, uma vez que esta trata dos seus filhos e resolve os problemas dos mesmos até que estes se possam encarregar deles próprios. Para mais, a imagem de se ter alguém a cantar para que outro alguém adormeça, transmite uma forte imagem de harmonia e de amor, o que enfatiza a ideia de uma infância ideal. 

«Sometimes a certain smell will take me back to when I was young/ How come I'm never able to identify where it's coming from?»

Nesta passagem, existe uma transposição dos sentidos: o cheiro que sente trás memórias consigo. O olfacto, aliás, é considerado o sentido mais próximo da memória e desta forma Tyler sente o cheiro de algo que lhe faz relembrar memórias que ele próprio não sabe distinguir.

«I'd make a candle out of it, if I ever found it/ Try to sell it, never sell out of it, I'd probably only sell one/ It'd be to my brother, cause we have the same nose, same clothes, home grown, the stone's throw from a creek we used to roam»

 Para esta viagem nostálgica, seria bom que Tyler conseguisse recriar a fonte do cheiro através de uma vela aromatizante. Tal poderia ajudá-lo a ser mais positivo e a encarar a vida de outra forma, assim como acontece com os demais. Estes, por sua vez, poderão achar que a  infância de Tyler não tenha sido algo de extraordinário, contudo esta continua a representar algo de marcante para o vocalista. Contrariamente a estas pessoas, o seu irmão é a única pessoa que viveu o que Tyler viveu, e desta feita ele terá também uma "vela" com o mesmo cheiro que a do seu irmão.

«But it would remind us of when nothing really mattered/ Out of student loans and tree house homes, we all would take the latter»

«Meanwhile, tree houses shelter kids from school and other worries, a refuge Tyler wishes to have back. He would take the latter of the two because a childhood refuge is definitely better than stress and money! Note that rhyme-wise, it’s “latter”, which means a list’s last object. Thanks to homophones and the flap t, it resembles “ladder”, like the ladder of a treehouse. Wordplay! Therefore, Tyler yearns for his carefree childhood (away from his adult problems) so much that it subconsciously affects his speech. Interestingly, in “Forest”, Tyler references a “burning tree house” as a metaphor for a destroyed childhood. Here, he wishes for his childhood to come back and not be destroyed.» (www.genius.com)

«Used to play pretend, give each other different names, we would build a rocket ship and then we'd fly it far away»

 Quando Tyler era uma criança, ele e os seus amigos fingiam ser outros alguéns (assim como algumas crianças fingem ser o Homem Aranha e o Super Homem). Sonhavam e desejavam ser alguém que atingisse grandes feitos, alguém que eles próprios pudessem ser quando crescessem. Imaginando o futuro, viviam iludidos e viviam noutro mundo paralelo a este. Porém, Tyler já não é uma criança.


«Used to dream of outer space, but now they're laughing at our face singing "wake up, you need to make money", yeah»

A sociedade em que vivemos espera que nós cresçamos. Ter imaginação? Isso é para as crianças. É-nos ensinado que precisamos de trabalhar: trabalhar, ganhar dinheiro, dormir, repetir - este é o lema. Caso fujamos a isto, caso tenhamos sonhos e aspirações, somos acusados de imaturidade e de infantilidade. 

A passagem «wake up, you need to make money» reflete também um dos factores que cria ansiedade em Blurryface. Este sente-se constantemente sobre pressão quando é confrontado com o "estilo de vida adulto" e quando tem de escrever músicas para poder levar para a frente esse moto. Esta passagem poderá ainda fazer referência à forma como o capitalismo afeta as pessoas no geral: quando se entra na fase adulta da vida, a produtividade e o dinheiro sobrepõem-se aos custos emocionais e à sanidade/estabilidade mental. Assistindo ao videoclip, podemos observar também que Blurryface age como uma criança quando toda a gente tenta acordá-lo de forma a lembrá-lo que ele já cresceu.

Sem comentários:

Enviar um comentário